.

.

PÁGINA EM CONSTANTE ATUALIZAÇÃO

PERÍODO: Semanal

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

ARTE / AULA-2: Recomposição da Aprendizagem

  

📘 AGENDA DO DIA - 09/02/2022


✅ ANO ESCOLAR: 7º A/E.

✅ COMPONENTE CURRICULAR: Arte-Educação.

✅ PROFESSOR: GNeto Lopes.

✅ AULA-1: Recomposição da Aprendizagem.

✅ UNIDADE TEMÁTICA: 

✅ OBJETO DE CONHECIMENTO: "Os primórdios da Arte / Parte 2":

- A Arte na Pré-história.

✅ HABILIDADE/BNCC: ---

CONTEÚDO PARA ESTUDO

PRÉ-HISTÓRIA

A Pré-História é um período que acompanha o surgimento e o desenvolvimento da humanidade antes que fosse criada a primeira forma de escrita, no quarto milênio a.C.

A Pré-História é definida como o ciclo anterior ao surgimento da escrita pelos povos sumérios, por volta de 3.500 a.C. Apenas no século XIX foi que o termo Pré-História começou a ser utilizado pelos estudiosos, momento que ainda cultivava-se a ideia de que os vestígios históricos das civilizações poderiam ser feitos apenas por documentos escritos, ignorando as tradições orais e culturais.

A Pré-História tem como ponto de partida o surgimento dos primeiros hominídeos e encerra-se quando é desenvolvida a primeira forma de escrita pela humanidade — marco que aconteceu entre 3500 a.C. e 3000 a.C. Esse período é dividido, basicamente, em Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.

A ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA

Chamamos de arte rupestre as criações artísticas feitas em rochas durante a Pré-História. Elas podem ser categorizadas em pintura rupestre e gravura rupestre.

Os achados mais antigos desse tipo de arte datam do período Paleolítico Superior (aproximadamente 40.000 a.C.). Também foram encontrados exemplos de manifestações artísticas europeias ou pré-colombianas da época do Neolítico (de até 8.000 a.C.).

Essas imagens podem ser vistas em todos os continentes e provavelmente surgiram após o aparecimento de objetos artísticos móveis, como utensílios e esculturas em pedras, ossos, chifres, etc.

A idade exata das imagens ainda é um mistério, haja vista que apenas 5% delas são datadas com precisão.

A datação por carbono, o método mais comum, pode levar a erros se a amostra for contaminada. Assim, as explicações para essas criações também não são consensuais.

Todavia, afirmam que ao menos há 30 ou 40 mil anos o ser humano adquiriu a capacidade intelectual e artística para criar símbolos. Isso permite o conhecimento dos hábitos e da cultura dos povos da antiguidade pelos pesquisadores modernos.

Principais características da Arte Rupestre

As pinturas rupestres apresentam características singulares como as temáticas, técnicas e materiais empregados.

Na grande maioria das pinturas rupestres ocorre a existência de linhas, traços e formas geométricas, além da frequente ocorrência de impressões de pés e mãos dos seres humanos ou de animais da época. Também são observados com frequência retratações do próprio homem, ou de animais ou de algumas cenas do cotidiano.

Tipos de Arte Rupestre

Essas manifestações possuem algumas distinções, dividindo-se em gravuras rupestres e pinturas rupestres.

A primeira consiste na aplicação de pigmentos sobre superfícies, e a segunda é a gravação de desenhos feitos com fissuras nas rochas.


Ademais, é preciso salientar que o nome dado ao tipo de arte encontrada no interior das grutas e cavernas recebe o nome de arte parietal, sendo portanto uma "vertente" da arte rupestre.

A arte rupestre geralmente possui a técnica e a temática relacionadas com a caça e a vida cotidiana. Por vezes, ela apresenta motivos abstratos.

Uma das hipóteses mais aceitas é de que certas imagens possuíam cunho ritualístico ou mágico, no qual pintar seria um rito propiciatório para garantir o êxito do caçador.

Materiais Utilizados na Pintura Rupestre

Os pigmentos utilizados são materiais facilmente encontrados na natureza, como argilas, minerais, carvão, ossos carbonizados e vegetais misturados aos aglutinantes para dar viscosidade e fixar o pigmento.

Para esse fim, triturava-se os elementos sólidos e se adicionava clara de ovo, sangue, excrementos (principalmente de morcegos), gordura animal, bem como ceras e resinas vegetais.

Técnicas e Temáticas da Arte Rupestre

As primeiras técnicas que foram utilizadas eram bastante simples, consistindo em linhas e traços e em "mãos em negativo". Esse método resumia-se em colocar as mãos nas paredes das cavernas e assoprar pigmentos em pó sobre elas, a fim de obter a silhueta das mãos.


Mais tarde, outras formas de representação surgiram até que eles dominassem elaboradas técnicas claro-escuro e pinturas policrômicas, ou seja, com várias nuances de cores distintas.


Nessa época, começam a retratar animais, sobretudo bisões, cavalos, cervos. Também é possível encontrar imagens do cotidiano, com cenas de caça, dança, luta e sexo.


Curiosidades sobre a Arte Rupestre

  • Na pintura rupestre, alguns desenhos sugerem que os povos primitivos possuíam conhecimentos de astronomia.
  • Há também trabalhos em escultura feitos pelos povos pré-históricos desde o Paleolítico Superior, no qual as figuras femininas eram predominantes.
  • Foi a partir da arte rupestre que se originou a primeira forma de escrita, a chamada escrita pictográfica, no período Neolítico.

FONTE: https://www.todamateria.com.br/arte-rupestre/


PICTOGRAMAS
PICTOGRAMAS RUPESTRES: Gravuras na rocha que representavam um objeto, um ser ou, mais tarde, uma ideia.


Sugestão de ibnterpretação da gravura: Tribo indo banhar no rio.

VÍDEO DE APOIO-1: A Escrita antes da Escrita (Pictogramas)

VÍDEO-2: O que são pinturas rupestres?


FONTE: vivieuvi

VÍDEO-3: na Pré-História
Pinturas, Esculturas e Arquitetura.


FONTE: Escriba Edu

LINK
ATIVIDADE-2 / ARTE - Clique Aqui